Igreja Católica: Entenda O Que É, O Fundador E O Significado Religião

· 3 min read
Igreja Católica: Entenda O Que É, O Fundador E O Significado Religião

Destes, 57,5% se localizam na América do Sul, ficando no Brasil o maior número de católicos do mundo. No entanto, a crise vivida pelo Império Romanosomada à expansão dos praticantes do catolicismo, obrigou o império a aceitar a nova religião. Isso representa um total de quase 2,2 bilhões de indivíduos que comungam da mesma fé. O catolicismo é a religião que concentra o maior número de fiéis em todo o mundo. No entanto, os primeiros os veneram utilizando esculturas, quadros, estampas, etc.. Por outra parte, os segundos não admitem imagens tridimensionais e suas igrejas estão cobertas de pinturas.



Para superar esta situação o imperador Constantino promoveu o Concílio de Nicéia. Em 1517, com a publicação das 95 teses de Martinho Lutero, o catolicismo deixou de ser a única vertente do cristianismo conhecida na Europa. Creem na intercessão da Virgem Maria e nos santos, que eram pessoas que viveram de acordo com os ensinamentos bíblicos. Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - que formam um só Deus. O Catolicismo representa a maior comunidade religiosa no mundo, sendo que a sua presença é maior na Europa e na América. A divisão entre o Catolicismo romano e Catolicismo ortodoxo surgiu da disputa entre o Bispo de Roma e os patriarcas do oriente a respeito de como estava organizada a igreja.

Intervenção Da Santa Sé


Essa articulação de recursos no plano das relações internacionais buscou a consolidação da neutralidade política da Santa Sé. O objetivo era garantir ao Papa, a autoridade máxima da Igreja Católica, a legitimidade para mediar conflitos entre os Estados e dentro dos Estados. Para isso, era preciso garantir uma eficaz “união de vistas” e de conduta das Igrejas Católicas locais com a Sé Romana, de maneira a fortalecer o caráter centralizado da instituição, como condição essencial para a consecução do seu objetivo final.

  • A extinção do Estado Pontifício, grande como era, teve suas vantagens para a Igreja, pois o Papa foi dispensado das preocupações ligadas à administração de um Estado; pôde sobressair mais na grandeza da sua missão espiritual.
  • A festa foi então instituída pelo Papa Urbano IV, com a bula "TRANSITURUS DE MUNDO" que pode ser acessada neste link.
  • Também acontecia que muitos nobres, ao morrer, doavam suas terras ao Pontífice.
  • Em contraposição aos pontífices de origem francesa, foram eleitos papas italianos, num cisma que se prolongou até 1449.
  • Ora, outros discípulos de Cristo foram chamados de agraciados, mas sempre no original grego "charitoo", NUNCA "kecharitomene" como é o caso da Theotokos Virgem Maria.


Percebera a importância de ser apoiado pela hierarquia de uma religião poderosa. Mas precisava que essa hierarquia fosse unânime em sua fidelidade ao Estado.  Assim, embora pagão,presidiu concílios da Igreja e obrigou-a a unificar-se. Indignado, e aliando-se aos cristãos errados, baniu e perseguiu os fiéis que não concordaram com sua unificação das igrejas. Começaram as terríveis perseguições das seitas cristãs oficiais – protegidas pelo imperador – contra as não oficiais, os anabatistas, que se mantiveram independentes do governo.

Palavra Católico


Seu ponto histórico na doutrina é o culto e o credo aos santos que os veneram por acreditar que são intermediários entre o homem e Deus. A missa é o principal ato católico que reconstitui o ritual da última ceia.  acesse o link  demais são o batismo, a crisma, a penitência, o casamento, a ordenação e a unção dos enfermos.

  • Acontecimentos, catolicismo, História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, idade moderna, Igreja.
  • Logo, é dever do Estado intervir na ordem social e econômica, de maneira a manter a hierarquia social e a garantir a ordem e harmonia98.
  • Por tudo isto, um dos pressupostos que disseminou a liberdade de consciência e o direito de cada um escolher a sua crença, como premissa das ações estatais diferenciando o público do privado, condicionava os deveres do cidadão ao corpo social, na sua liberdade de ser crente segundo sua própria consciência.
  • "E a alimentação está neste centro, na busca mesmo do repasto cerimonial e festividades, danças e músicas que sempre estiveram ligados aos antigos rituais."